Esclareça suas principais dúvidas quanto aos nossos procedimentos e tenha segurança para realizá-los.

Tire suas dúvidas sobre Rinoplastia

A rinoplastia é uma cirurgia plástica feita na região do nariz. Com sua realização é possível modificar diversas estruturas do órgão e também corrigir desvios de septo, melhorando a função respiratória. Portanto, esta cirurgia é bastante procurada para fins  estéticos e funcionais.

Os pacientes que desejam realizar uma Rinoplastia trazem consigo muitas dúvidas para os consultórios. Para tentar esclarecer algumas delas, separamos algumas perguntas, muito frequentes, feitas aos cirurgiões sobre a cirurgia plástica do nariz. Vale ressaltar que as respostas podem variar de acordo com a experiencia e a rotina de cada cirurgião. Confira!


Com qual idade posso realizar?

 

Como toda cirurgia plástica, legalmente, a rinoplastia só é autorizada em pacientes acima dos 18 anos de idade. É comum encontrar adolescentes que não estão satisfeitos com sua aparência e é muito importante que haja a conscientização dos pais neste processo, para que haja um bom esclarecimento de como serão todos os procedimento pré e pós operatórios.

É possível que a rinoplastia seja feita em menores de idade com a autorização legal dos responsáveis após o completo desenvolvimento cranio-maxilo-facial que ocorre até os 15 anos de idade. Mas esta decisão deve ser acordada previamente junto com o cirurgião plástico escolhido, o qual deve ser o responsável pela indicação da cirurgia.

 

A minha expectativa com a rinoplastia será atendida?

 

A rinoplastia é procurada por muitos pacientes que não estão satisfeitos com a estética de seu nariz. Através da rinoplastia  pode-se modificar estruturas do órgão como asas, gibas nasais, reconstruções do dorso, remodelação da ponta do nariz; entre outros. Porém, na maioria dos casos, é o cirurgião plástico quem avalia e define qual o melhor procedimento para chegar ao resultado esperado pelo paciente, mas sempre observando e tentando atender aos anseios e desejos de quem quer ter uma harmonia facial melhorada.

Vale ressaltar que o nariz perfeito é aquele que combina com você! Não é muito benéfico chegar com uma foto de um artista na consulta pré operatória, desejando ter o nariz dele, cuja a estrutura do rosto e a personalidade são completamente diferentes da sua. Cada paciente possui seu próprio biotipo e perfil pscicológico, e isso deve ser respeitado, pois é uma análise imprescindível para que o cirurgião faca um diagnóstico correto e tenha êxito em sua estratégia cirúrgica. E nesse conjunto de fatos, contando que cada paciente tem uma reacao e cicatrizacao individual a um ato cirúrgico; geralmente os objetivos do paciente sao alcancados.

 Resultado definitivo?

 

O sucesso de qualquer intervenção cirúrgica depende muito dos cuidados pós-operatórios que o paciente tem com a região. Cuidar dos curativos corretamente, respeitar o tempo de repouso, medicações e outras recomendações médicas são fundamentais para que o resultado seja o esperado.

Sintomas como desconfortos e inchaços são normais após a realização desta cirurgia. O nariz pode mudar de forma e tamanho no curso pós operatório. Pode desinchar, e após alguns dias, inchar novamente. Isso é normal e está previsto. Entao o paciente deve estar ciente de que o resultado definitivo de uma rinoplastia surgirá, geralmente, após um ano da data da cirurgia. Durante esse período, todas as instabilidades de um nariz operado sao provisórias. Após 365 dias de pós operatório é que surgirá o resultado definitivo.

Como é a rotina pós operatória?

Com 24 horas de pós operatório é retirado o tampao nasal. No sétimo dia é retirada uma tala (Aquaplast ou gesso) que está sobre o nariz e, imediatamente um outro curativo com micropore é colocado. Nesse mesmo dia sao removidos todos os pontos externos do nariz (caso tenha sido uma rinoplastia aberta). No décimo quarto dia esse curativo com micropore é retirado e o paciente tem alta provisória. O seus retornos ao consultório deverao ser, respectivamente com 1, 3, 6 e 12 meses de pós operatório, onde no retorno com 12 meses o paciente provavelmente terá alta definitiva.

Quando eu vou poder me expor ao sol?

Geralmente entre 30 e 45 dias de pós operatório. Isso significa frequentar praia, pscina, entre outros.

Quando posso retomar minhas atividades físicas?

Atividades como academia, corridas, caminhadas ou aulas de danca, após 30 dias da data da cirurgia. Atividades de alto impacto ou esportes traumáticos, como futebol, handebol ou artes marciais; após 3 meses da data da cirurgia.

Eu vou poder usar óculos?

Sim, se for óculos de grau. Os óculos escuros poderao ser usados 30 dias após a data da cirurgia.

Quando eu vou poder me expor a multidoes?

Geralmente após 30 dias de pós operatório. Durante esse período o paciente deve evitar carnaval, festas, “baladas”, estádios de futebol ou qualquer evento que tenha uma grande aglomeracao de pessoas. Um trauma no nariz pode atrapalhar o resultado da sua cirurgia.

Quando vou poder voltar a trabalhar/estudar?

Geralmente após 7 dias de pós operatório, se o seu trabalho nao estiver relacionado a atividades físicas.

Qual será a rotina pós operatória se eu morar em uma cidade que nao é a mesma do meu cirurgiao?

Nesse caso o paciente deve se programar para ficar 7 dias na mesma cidade do cirurgiao. O curativo do sétimo dia de pós operatório deve ser feito pela equipe que operou o paciente. Já a retirada do curativo do décimo quarto dia pode ser realizada pelo próprio paciente, com orientacao prévia por parte do cirurgiao que o operou.

Eu vou sentir dor no pós operatório?

Geralmente nao. Uma pequena porcentagem de pacientes relatam dor pós operatória, as quais sao bem controláveis com a prescricao de analgésicos e antiinflamatórios.

Eu vou ficar “roxa(o)”?

Pode ser que sim, ou pode ser que nao. Isso dependerá da reacao de cada indivíduo ao ato cirúrgico. Se ocorrer o aparecimento de equimoses (“rouxidao”) nas pálpebras inferiores, será absolutamente normal. Essas indesejadas manchas desaparecerao espontaneamente entre 7-14 dias de pós operatório. Entretanto, dispomos, atualmente de alguns cremes e cosméticos mais modernos que podem acelerar o processo do desaparecimento das equimoses.

Quando eu poderei ter relacoes sexuais?

Geralmente com 14 dias de pós operatório.

Eu precisarei colocar gelo no nariz?

Nao. Mas essa questao pode variar de acordo com a rotina de cada cirurgiao.

Eu precisarei de sessoes de drenagem linfática?

Nao. Mas essa questao também pode variar de acordo com a rotina de cada cirurgiao.

Que medicacoes eu devo parar de tomar antes da cirurgia?

Medicacoes que contenham esteróides, fórmulas que contenham Anfetamina ou Vitamina D. Quanto ao anticoncepcional, nos casos de pacientes do genero feminino, existem protocolos que indicam a sua interrupcao pré operatória, e outros que nao indicam. Portanto isso deverá ser avaliado em conjunto com o cirurgiao e anestesista. Bem como medicacoes neurológicas ou para hipertensao.

Qual é o tipo de anestesia?

Geralmente é geral ou local + sedacao.

Qual é o tempo de duracao da cirurgia?

Geralmente pode variar entre 2 a 3 horas. Porém em alguns casos esse tempo pode se extender.

 

 

 

.

  • Eleve a Autoestima

    A Rinoplastia é a cirurgia mais solicitada e mais discreta para quem deseja mudar algo na região da face.
    Saiba Mais
  • Rinoplastia no Rio de Janeiro

    Saiba onde realizar o procedimento de rinoplastia na cidade do Rio de Janeiro - RJ com um especialista.
    Saiba Mais
  • Experiência

    Dr. Guilherme é especialista em Cirurgia Plástica, principalmente, Rinoplastia, Lifting Facial, Blefaroplastia e Otoplastia.
    Saiba Mais

Tire suas dúvidas!

Tem alguma dúvida? Saiba tudo que precisa sobre o procedimento que deseja realizar.


Tel: (21) 3079 ... VER TELEFONE

Cel: (21) 99873 ... VER WHATSAPP


Email: contato ... VER EMAIL
Rinoplastia
Ficou com dúvidas?
Nos envie uma mensagem e respoderemos prontamente!

Notice: Undefined index: cresta_whatsapp_chat_click_to_close in /home/gbussade/public_html/wp-content/plugins/cresta-whatsapp-chat/cresta-whatsapp-chat.php on line 293
Tire todas as suas dúvidas
Enviar